Nvidia, Uber e Stellantis unem forças para lançar 100 mil veículos autônomos até 2028

A Nvidia está liderando uma grande iniciativa em parceria com a Uber e diversos fabricantes de automóveis para desenvolver e implantar 100 mil veículos autônomos nos próximos anos. Durante a palestra principal da conferência Global Technology Conference (GTC) de 2025, em Washington, D.C., o CEO da Nvidia, Jensen Huang, anunciou que a gigante da computação de 4,8 trilhões de dólares oferecerá sua plataforma Drive AGX Hyperion 10 para fabricantes que fornecerão veículos autônomos de Nível 4 para a Uber, capazes de trafegar em áreas delimitadas sem a necessidade de motorista humano.

Parte dessa frota, ainda não detalhada, será projetada e fabricada pela Stellantis a partir de 2028, com os primeiros 5 mil veículos sendo entregues nos Estados Unidos. Esses veículos basear-se-ão nas plataformas K0 medium van e STLA Small da Stellantis. A Foxconn será parceira tecnológica no desenvolvimento do hardware e na integração do sistema nos veículos.

Paralelamente, a Lucid Motors planeja incorporar a arquitetura Hyperion em seus futuros veículos, incluindo um SUV de cerca de 50 mil dólares, inicialmente equipado com um sistema de assistência que não exige o uso das mãos ou atenção constante, com atualização futura para um sistema de Nível 4 que dispensará completamente o condutor humano. A Lucid ainda forneceu recentemente 20 mil SUVs Gravity para a Nuro, que instalará seu próprio sistema autônomo antes da entrega para a Uber.

Embora o setor automotivo represente menos de 2% da receita da Nvidia, a empresa aposta num crescimento expressivo com o avanço da chamada “physical AI” para robótica, veículos autônomos e fábricas automatizadas. Se a meta da Uber de 100 mil veículos autônomos for atingida, haverá uma frota robótica significante competindo com cerca de 9 milhões de motoristas humanos no transporte de passageiros.

A Nvidia já acumula uma lista expressiva de clientes no setor automotivo, incluindo Mercedes-Benz, Jaguar Land Rover e Volvo, além de parcerias com diversas empresas focadas em tecnologias autônomas como Nuro, Pony.ai, Wayve, May Mobility, WeRide, Avride, Aurora, Volvo Autonomous Solutions e Waabi.

A plataforma Drive AGX Hyperion 10 da Nvidia combina dois computadores Drive AGX Thor, o sistema operacional DriveOS, e um design aprovado de placa-mãe. A Nvidia valida um conjunto padrão de sensores que inclui 14 câmeras, nove radares, um lidar e 12 sensores ultrassônicos, mas cada cliente pode adaptar este equipamento conforme suas necessidades, inclusive incorporando sensores adicionais. O sistema de direção autônoma pode utilizar o software da Nvidia ou soluções de terceiros.

Com este ambicioso projeto, Nvidia, Uber e Stellantis se posicionam na vanguarda da revolução dos veículos autônomos, buscando popularizar o uso de transportes sem motorista e avançar em direção ao futuro da mobilidade inteligente.

spot_imgspot_img

Subscribe

Related articles

Estudo revela que veículos elétricos são mais limpos do que veículos à combustão

Uma pesquisa recente demonstra que os veículos elétricos (EVs) são significativamente...

SeeQC incorpora GPU quântica C para otimizar processamento e aumentar eficiência

A empresa de tecnologia SeeQC anunciou a integração de uma unidade...

Descoberta larva de mosquito mais antiga do mundo em âmbar de 99 milhões de anos

Um fóssil excepcional de larva de mosquito foi descoberto...
spot_imgspot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui