Apple e Microsoft alcançaram marcos históricos ao ultrapassar pela primeira vez a marca de $4 trilhões em valor de mercado. Apple tornou-se a terceira empresa a atingir esse patamar, seguindo Nvidia e Microsoft. A Microsoft foi a primeira a cruzar essa barreira em julho, embora tenha sofrido uma leve queda para $3,9 trilhões antes de retornar para $4 trilhões novamente na última terça-feira, impulsionada pela notícia de um novo acordo com a OpenAI.
O crescimento da Apple tem sido impressionante: a empresa atingiu $1 trilhão em 2018, $2 trilhões em 2020 e $3 trilhões em 2022. As ações da Apple dispararam após o lançamento da linha iPhone 17, que tem vendido superiormente em relação às versões anteriores. A companhia divulgará seus resultados do quarto trimestre de 2025 nesta quinta-feira, 30 de outubro.
A Microsoft também se destacou devido à alta demanda por seu serviço Azure, que oferece modelos linguísticos avançados da OpenAI, além do poder computacional necessário para treinar inteligência artificial. A empresa anunciou que sua participação em torno de 27% na OpenAI está avaliada em cerca de $135 bilhões. A Microsoft apresentará seus resultados trimestrais na quarta-feira.
Outro gigante da tecnologia, a Alphabet, controladora do Google, está próximo de atingir o patamar de $4 trilhões, negociando atualmente com valor de mercado próximo a $3,25 trilhões.
Esses fatos ilustram a liderança duradoura das maiores empresas de tecnologia globais no mercado financeiro e seu papel central na transformação digital e no crescimento da inteligência artificial.



